quinta-feira, 17 de setembro de 2009

DOCE DE LARANJA

Gente este é um dos doces que eu mais gosto,
está é uma laranja especial serve
somente para fazer doces. É uma delicia e aqui em
Bagé não se encontra no mercado, muito raro en-
contrar em feiras livres.
Já li uma receita que se faz também com laran-
ja de suco, nunca experimentei fazer para ver se
fica igual.

Aqui não se vê desse doce de laraja no mercado,
às vezes se encontra em feiras.
Eu tenho a laranja por que temos no sitio de
meus pais.
A laranja é geralmente enorme mas este ano ela
deu miuda.



Aqui tenho a laraja preparada para ir ao fogo
para apurar o doce.
Escolha laranjas bonitas e saudáveis.
Passe um ralador sobre a superficie delas para
retirar o brilho.
Parta a laranja ao meio e retire o bagaço( é usa-
do apenas a casca com a parte branca).
Ponha de molho em água fria por 07 dias, tro-
cando a água todo dia.
No sétimo dia retire a água, dê uma fervura
com água nova e despreze esta água
obs.: esta fervura deve ser bem rápida, uns 02 min
apos começar a ferver.
Enrole a meia laranja para que fique de aspecto
bonito e distribua na panela, coloque cravo e canela.
Acrescente acúcar ( eu não tenho medida para
o açúcar, coloco a olho mesmo) .
obs.: Para quem faz calda, calcula o açucar de acordo
com a quantidade de água que vai colocar.
Por exemplo um litro e meio de água para meio
quilo de açúcar.
A quantidade da água é até tapar as laranjas.
Vai ao fogo baixo, até ficar dourado.
No fogo este doce demora umas duas horas pa-
ra aprontar.
Eu faço todo tipo de doce no fogão a lenha ou
num fogareiro a carvão, pois ele apronta mais lenta-
mente e fica mais gostoso.
Qualquer dúvida me enviem um e-mail, que
retornarei.


ynamaralopes@gmail.com
Abraços!!
Inamara Lopes







Nenhum comentário:

Postar um comentário